Nova lei pode aumentar realização de laqueadura ou vasectomia no Brasil! Saiba mais
Está entrando em vigor a nova lei que muda algumas perspectivas a respeito dos procedimentos de vasectomia e laqueadura no Brasil. A mudança na lei visa trazer mais facilidades no processo e também um atendimento a um público um pouco mais novo.
A mudança foi sancionada no final do ano passado e tem prazo máximo de 180 dias para entrar em vigor completamente no país, onde os procedimentos poderão ser solicitados e realizados através dos serviços do SUS.
A nova lei visa dar mais independência para homens e mulheres na hora de realizar o processo, tendo como objetivo realmente a prevenção contra a gravidez indesejada ou qualquer outro tipo de complicação que possa acompanhar uma gravidez.
Quem pode solicitar os procedimentos segundo a nova lei e mais detalhes
Segundo a nova lei instituída, os pacientes que desejarem poderão passar pelo procedimento desde que atendam ao requisito de idade. A nova mudança também traz mais facilidade para quem tem parceiro ou parceira contra a medida preventiva.
O paciente não mais precisa ser maior de 25 anos para realizar a laqueadura ou vasectomia, o processo pode ser realizado agora a partir de 21 anos de idade. Isso faz com que uma parcela de jovens adultos consigam se prevenir contra a gravidez.
Além disso, a nova lei também dispensa o aval do cônjuge do paciente para a realização da laqueadura para mulheres e vasectomia para os homens.
A entrada da nova lei em vigor começou na quinta-feira (2), então a partir da data agora as instituições tem o dever de se adequar para as novas medidas dentro de 180 dias.
Quantidade de procedimentos realizados entre 2016 e 2022 no SUS
Segundo os dados divulgados através da pasta, entre os anos de 2016 e 2022 houveram 4.888 laqueadura realizadas e 7.288 vasectomias pelo SUS.
Para os interessados em realizar o procedimento, basta realizar uma primeira visita a um posto de atendimento mais próximo de sua residência, dessa forma podendo dar entrada no início do processo através do serviço do SUS.