Conta de água fica mais cara para mineiros com a chegada de 2024
Desde o primeiro dia de 2024, a conta de água da Companhia de Saneamento de Minas Gerais está mais cara. O reajuste foi anunciado ainda em novembro do ano passado, mas passa a valer neste mês. Vale ressaltar que o aumento foi provocado pela inflação, mas também pelas penalidades sofridas em 2023.
Saiba mais detalhes.
Minas Gerais começa o ano com conta de água mais cara
A partir de janeiro deste ano, os mineiros passarão a pagar uma conta de água mais cara por causa do reajuste de 4,21% nas tarifas de água e esgoto do estado. O aumento foi anunciado em novembro de 2023 pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário.
Vale ressaltar que, de acordo com a empresa, o reajuste acontece todos os anos, levando em consideração a inflação do período e as bonificações ou penalidades impostas à empresa por causa do cumprimento ou não das metas que foram estabelecidas previamente pela agência reguladora.
Segundo a agência, no ano passado, foram aplicadas penalidades tarifárias nos quesitos de controle de perdas e atendimento telefônico à Companhia de Saneamento de Minas Gerais. Por esse motivo, o percentual de reajuste acabou ficando abaixo da inflação, que foi de 4,68% até o mês de novembro.
Por meio de uma nota, a companhia afirma que o reajuste anual foi definido e divulgado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais depois de uma reunião da Diretoria Executiva que aconteceu no dia 21 de novembro de 2023.
“A Companhia ressalta que na metodologia de cálculos do reajuste tarifário, além da correção inflacionária dos custos administráveis, observa-se a variação de componentes não administráveis, como por exemplo, a variação do custo de energia, impactando os custos da Companhia”, afirma a nota.
Imagem: Reprodução/Freepik