Banco Central emite comunicado importante para quase 40 milhões de brasileiros

De acordo com o Banco Central, quase 40 milhões de brasileiros têm dinheiro esquecido em contas bancárias. A consulta pode ser feita por meio do Sistema Valores a Receber (SVR), que foi atualizado pela instituição nesta semana. Segundo o BC, a soma dos valores a receber chega na casa dos bilhões.

Saiba mais detalhes a respeito do comunicado emitido pelo órgão e veja como fazer sua consulta.

Banco Central alerta brasileiros com dinheiro esquecido na conta

Na última quarta-feira (7), o Banco Central atualizou os dados do Sistema Valores a Receber (SVR) e emitiu um alerta aos brasileiros. De acordo com a instituição, 39,9 milhões de pessoas estão com dinheiro esquecido em suas contas. Segundo o BC, a soma desses valores a receber supera os R$ 6 bilhões.

Lembrando que o Sistema Valores a Receber (SVR) foi lançado em fevereiro de 2022 e permite que o brasileiro procure dinheiro a receber para si mesmo, para uma empresa ou para um familiar falecido. Porém, o sistema, mantido pelo Banco Central, reúne ainda diversas outras informações bancárias.

Nele é possível, por exemplo, consultar contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível, recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados, tarifas cobradas indevidamente, contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível, além de muitas outras informações.

Como consultar sua conta

Aqueles que estiverem interessados na consulta da sua conta junto ao Banco Central deverão acessar o site do Sistema Valores a Receber (SVR). Quando entrar, clique em “Consulte se tem valores a receber”, informe tipo de documento, CPF e data de nascimento. Por fim, só será necessário clicar em “Consultar”.

Lembrando que o site do Banco Central é o único disponível para realizar a consulta, que é totalmente gratuita. Sendo assim, jamais realize qualquer pagamento para consultar dinheiro a receber em sua conta. Além disso, o BC nunca entra em contato para discutir esses valores ou então para confirmar dados.

Imagem: Reprodução/Freepik