Ciclone se forma próximo ao Sudeste do Brasil

Cariocas devem se preparar para uma mudança radical no clima, o esperado é uma formação de nuvens carregadas e com elas virão muita chuva e ventos fortes. 

De acordo com meteorologistas, um possível ciclone irá se formar em algumas regiões do sudeste brasileiro, precisamente na parte litoral da cidade do Rio de Janeiro, na zona da mata de Minas Gerais e na região Centro-sul do Espírito Santo. 

O ciclone é formado por um sistema de baixa pressão associada a uma frente fria classificada cientificamente como 1010hPa, esse temporal possui algumas características intensas, como uma forte ventania além da atividade chuvosa. 

3 115
Imagem: (reprodução/jornaldiadia)

De acordo com fichas técnicas relacionadas ao clima, todo esse evento acontecerá entre os dias 18 e 20 de novembro deste ano. 

Ventania 

Serão rajadas de ventos equivalentes a 80 e 100km por hora, a cidade do Rio de Janeiro e o Espírito Santo vão receber a ventania com mais intensidade do que a zona da mata mineira por exemplo, que ficará a uma velocidade de 60 a 80 km por hora. 

Portanto, essa faixa litorânea deverá se preparar para toda formação climática durante o final dessa semana. 

Ciclone extratropical

Seguindo os estudos meteorológicos, nesta sexta-feira dia 20 acontecerá a formação de um ciclone extratropical, fenômeno esse que acontece após o afastamento da baixa pressão localizado no oceano, as praias que estão localizadas nas regiões do fluminense e capixaba ficarão com ondas movimentadas, pois ocorrerá a formação de ventos entre 40 e 60 km/h. 

Apenas no sábado dia 21 toda essa baixa pressão com ventanias e chuvas se afastará, normalizando o clima.