Devido à Pandemia, matéria prima fica escassa e preços sobem

Todo brasileiro já percebeu a alta nos preços de diversos produtos no mercado. Desde itens de consumo básico para a alimentação até o vestuário, tudo recebeu algum tipo de reajuste nos preços finas para os clientes.

Isso ocorreu, e já era esperado, devido à pandemia pela qual estamos passando. As matérias primas de diversos produtos simplesmente desapareceram dos galpões dos fornecedores. Não há algodão, viscolycra, papelões e outros produtos importantes para a indústria.

Para explicar esses fenômenos, especialistas listaram alguns fatores que contribuíram para o desabastecimento e para a escassez de matéria-prima e falta de determinados produtos.

Produção reduzida no início da Pandemia

A indústria freou as produções entre março e abril, devido às exigências de isolamento social e a ameaça do novo coronavírus. A produção caiu consideravelmente, em cerca de 27%. De lá pra cá, o setor vem tentando se reestabelecer, o que tem acontecido lentamente já que a Pandemia ainda não acabou.

Fim dos estoques

Com a demora do Governo de criar ações para a manutenção da indústria e do comercio, os estoques começaram a ser utilizados para suprir as necessidade do mercado. Assim, tanto matéria-prima como produtos foram se esgotando aos poucos, gerando uma necessidade de compra maior depois.

frame 3019254 640
Imagem de nicoletta zanella por Pixabay / Pandemia/ matéria prima

Retorno precoce às atividades em meio à Pandemia

Antes que tudo se normalizasse, o Brasil reabriu o comércio e retornou às atividades na indústria. Portanto, não houve tempo para uma recuperação e fornecimento adequado de matéria prima.

Alta demanda chinesa e dólar em alta

A china começou a requerer muita matéria prima, já que grande parte da produção mundial ocorre lá. Portanto, os insumos passaram a ser enviados prioritariamente para o país.

Além disso, o dólar alto dificulta a importação de outros produtos necessários para a indústria nacional e facilita a saída de matéria-prima brasileira por causa da desvalorização do Real.