PIX começa a funcionar hoje saiba sobre a nova modalidade de pagamentos

O novo sistema PIX tem como objetivo facilitar os meios de pagamentos digitais no Brasil. O PIX estreia nesta segunda dia (16), e possui cerca de 30 milhões de pessoas já cadastradas, é uma nova tecnologia desenvolvida pelo Banco Central e estará disponível para clientes de outras instituições financeiras, 734 bancos e demais empresas que operam no país, como as corretoras por exemplo.

Através da rápida digitalização e transações, o sistema propõe reduzir o uso do papel moeda do país, objetivos esses que segundo o Banco Central, ajudará a aumentar a competição no mercado financeiro.


pexels pixabay 128867
Imagem: Pexels

O PIX pretende substituir o DOC (Documento de Crédito), no qual as transferências bancarias são limitadas e o dinheiro só cai na conta do beneficiário no outro dia, e TED (Transferência Eletrônica Disponível), as transferências são acima de 5 mil reais, porém só caem no mesmo dia se forem realizadas antes as 17 horas.

Ambos os sistemas só podem ser utilizados durante a semana em horário comercial. Portanto, a nova fórmula digital produzida pelo BC irá funcionar a qualquer hora, e ficarão disponível os sete dias da semana. A sua funcionalidade também servirá para que o usuário realize compras online ou off-line.


Quem pode usar o PIX?


De acordo com o Banco Central, todas aquelas pessoas que possuem contas em intuições financeiras no país, desde que sejam contas correntes. Para as pessoas físicas é preciso cadastrar uma chave PIX, uma espécie de identificação do sistema.


As transações só serão realizadas desde que o outro usuário, a quem será destinado, tenha o mesmo cadastro, ou seja, os dois usuários precisam ter uma conta PIX.


Como Fazer o cadastro?


O usuário pode usar quais quer desses itens, através do E-mail, número do CPF ou CNPJ da empresa, número de celular e também pelo EVP. No momento, as funcionalidades estarão disponíveis via internet, contudo a grande promessa para o próximo ano é que o sistema funcione via off-line.