PP tem a maior taxa de sucesso na disputa para as prefeituras; cinco partidos não elegeram nem sequer um prefeito no país

O Partido Progressista (PP) possui o maior índice de candidatos eleitos à prefeituras nas eleições neste ano de 2020.

No primeiro turno a maioria dos municípios receberam os elegidos pelo partido, o que indica uma alta taxa de sucesso em relação a alguns outros partidos que nem se quer conseguiram eleger um prefeito. 

Além do PP, aparecem  também, o Democratas (DEM), Movimento Democrata Brasileiro (MDB), e o Partido Social Democrata (PSD), com um número bastante considerável em eleitos e candidatos que obtiveram êxito nas eleições.

Já aquelas piores taxas foram: PCB, PCO, PSTU, e UP. 

Há quatro anos atrás o partido do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), foi um dos grupos políticos que obtiveram um bom desempenho nas eleições do primeiro turno, a sigla da união política, mais conhecido como “tucanos ou sigla tucana”, ficou no quinto lugar de eleitos a cargos municipais em todo o Brasil. 

urna jose cruz 2350
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conclui a assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais que serão usados nas eleições de outubro (José Cruz/Agência Brasil)

Apenas sete dos demais grupos apresentados nas eleições em 2020 conseguiram ter uma progressão em relação ao ano de 2016, os partidos; Avante, PP, PSD, DEM, Patriota, Rede e Republicanos cresceram nos últimos 4 anos. O Avante por exemplo teve um aumento de 9% , já o Patriota subiu uma preferência de 4%. 

Em compensação o PT (Partido dos Trabalhadores), e o PTC (Partido Trabalhista Cristão), tiveram uma queda em todo o país. O PT caiu 12%,  já o PTC ficou com 14%.

Essa pequena relação entre suas temporadas de eleições, 2016 entre 2020, nos mostrou que tudo pode mudar com o decorrer do tempo, inclusive a preferência popular.

Fonte: G1