Praias do RJ estão entre as melhores da América Latina
As praias do Peró, na cidade de Cabo Frio e a Prainha no Rio de Janeiro estão entre as dez melhores praias da América Latina.
Além disso, outras praias também estão no ranking em outras posições, como as praias de Nossa Senhora de Guadalupe e Sargi, na Bahia. Saiba mais informações!
Praias brasileiras estão entre as melhores da América Latina
As dez melhores praias estão entre as 50 avaliadas por uma rede de 300 especialistas em praias da América Latina. A avaliação preliminar foi realizada por 25 membros da rede Proplayas, que trabalharam durante meses para determinar quais são as melhores praias da América Latina.
O resultado foi divulgado no Canadá, na última quinta-feira, data em que é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos. Dos quatro selecionados no Brasil, três possuem a Bandeira Azul, que é o certificado internacional de qualidade ambiental. Apenas a Praia do Sargi não possui o certificado.
Critérios do ranking
Operando em 17 países, a Proplayas é a maior rede latino-americana de gestão e certificação de praias. A seleção é baseada em métodos científicos que incluem qualidade da paisagem, infraestrutura, acessibilidade, qualidade da água e turismo sustentável.
O trabalho de pesquisa foi coordenado pela pesquisadora brasileira Elaine Oliveira, que fez mestrado em Portugal e na Colômbia.
Para Camilo Botero, pesquisador colombiano e ex-coordenador da Rede Proplayas por nove anos, “esta será a primeira vez que turistas e gestores poderão saber quais são as melhores praias do continente, não só por suas belas paisagismo, mas também pela sua qualidade, ambiente, segurança e proteção do ecossistema”.
“O objetivo deste ranking, que será divulgado anualmente no Dia Mundial dos Oceanos, é sensibilizar para a importância de ir a destinos que protegem as praias como ecossistemas, em vez de promover um turismo massificado e egocêntrico que está a destruir as melhores praias”, destacou ele.
A Ex-coordenadora do projeto Bandeira Azul da Praia do Peró, a espanhola Paloma Arias, destacou a importância dessa pesquisa para o meio ambiente e o turismo:
“Este ranking comprova o acerto dos municípios brasileiros que apostaram no selo Bandeira Azul. São praias ordenadas, com suas águas monitoradas cada 20 dias, com a supervisão da coordenação nacional do projeto Bandeira Azul”, disse ela.
“No caso do Peró, é resultado de trabalho da comunidade e da prefeitura. Eu já não estou como coordenadora local, mas fico feliz que o trabalho destes sete anos tenha um resultado assim” completou Paloma.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik