Rio de Janeiro recebe primeiro lote e inicia vacinação contra dengue

A vacinação contra a dengue para crianças de 10 anos em diante tem início nesta sexta-feira (23) na cidade do Rio de Janeiro. A primeira dose estará disponível em todas as unidades de Atenção Primária a partir das 14 horas. As crianças de 11 anos serão vacinadas a partir da próxima quarta-feira (28), e o cronograma para outros grupos será divulgado em breve.

O processo de vacinação segue um modelo semelhante ao utilizado para a vacinação contra a Covid-19, devido à disponibilidade limitada de doses. O primeiro lote de vacinas contra a dengue, enviado pelo Ministério da Saúde, chegou ao estado do Rio, contendo 231.928 doses destinadas a 11 municípios selecionados para a aplicação.

Início da Vacinação Contra a Dengue no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, foram alocadas 141.710 doses, sendo distribuídas também para outros municípios como Nilópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, entre outros. A imunização será escalonada para o público de 10 a 14 anos, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, que priorizou esta faixa etária para receber o imunizante Qdenga, fabricado pela Takeda.

Além disso, foi decretada situação de epidemia de dengue em todo o território fluminense devido ao aumento de casos, que já chegam a quase 50 mil em 2024, resultando em cinco mortes, incluindo uma mulher de 76 anos em Barra do Piraí.

No Rio, onde a doença já atingiu 21 mil pessoas em 2024, quase igualando os números de todo o ano anterior, a prefeitura está em estado de emergência desde o início de fevereiro, após duas mortes. Antes do início da vacinação na capital, a prefeitura iniciou um estudo para avaliar a eficácia da vacina em adultos na região de Guaratiba, zona oeste. Vinte mil pessoas entre 18 e 40 anos serão vacinadas e monitoradas por dois anos pela Fiocruz para fornecer dados adicionais sobre a eficácia da vacina. Essas informações podem orientar a decisão sobre a vacinação em outros grupos aprovados pela Anvisa.

Imagem: Reprodução/Freepik