Minas Gerais possui mais de 70 cidades em caso de emergência pela dengue

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 71 municípios mineiros estão em situação de emergência por causa da dengue. Vale ressaltar que, desde o início deste ano, o estado já registrou mais de 200 mil casos da doença e 20 óbitos foram confirmados pela pasta.

Saiba mais detalhes.

Sobe número de cidades mineiros em situação de emergência por causa da dengue

Na última terça-feira (20), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) atualizou os dados da dengue e foi identificado um aumento no número de cidades em situação de emergência por causa da doença. Neste momento, são 71 municípios mineiros nessa condição, contra 48 na sexta-feira (16).

Uma dessas cidades é a capital Belo Horizonte, que já registrou 4.786 notificações da doença somente nos primeiros meses do ano, com cinco óbitos confirmados. De acordo com o secretário de Saúde do estado, Fábio Baccheretti, Minas Gerais vive o período mais delicado em relação à dengue.

“Neste momento, a capital mineira e a região metropolitana vivem o momento mais crítico em número de atendimentos e a expectativa é que isso dure mais algumas semanas. Vamos continuar tendo muitos casos, mas esse pico de atendimento tende a começar a diminuir em meados de março”, explicou.

Dengue em Minas Gerais

Segundo a SES-MG, o estado já conta com 234.354 casos prováveis da doença, sendo que 80.589 foram confirmados pela pasta. Além disso, Minas registrou 20 óbitos causados pela dengue, mas outros 136 estão em investigação. Lembrando que o governo estadual decretou emergência no final de janeiro.

Desde então, o governo pode adotar todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para frear o avanço da epidemia no estado. Entre elas, está a aquisição pública de insumos e materiais, além da contratação de serviços.

Imagem: Reprodução/Freepik