Creches do RJ possuem mais de 17 mil crianças na lista de espera! Saiba mais
A falta de vagas nas creches do RJ continua tendo grande impacto na vida das famílias que estão buscando meios de cuidar de seus filhos, no entanto, a Secretaria Municipal de Educação afirma que, atualmente, a fila de espera é a menor desde que o sistema foi implantado.
As vagas para creches do RJ estão em falta. São mais de 35 mil crianças que estão inscritas no programa, sendo que quase metade delas estão ainda na lista de espera por uma vaga. Mães e pais seguem preocupados com o assunto, afinal, não conseguem trabalhar sabendo que não tem onde deixar os filhos durante a jornada.
A procura por vagas nas creches do RJ
Hoje o número total de inscrições no sistema soma 35.735 crianças para vagas nas creches do RJ. Desse total, 18.100 crianças conseguiram ter as suas matrículas efetivadas, enquanto 17.635 delas ainda estão na fila de espera.
Com isso, muitos pais e mães que residem no Rio de Janeiro relatam não ter como voltar ao mercado de trabalho. Sem a opção de deixar o filho ou filha em uma creche, eles se veem obrigados a ficar em casa por não ter com quem deixar os pequenos.
Os bairros que mais sofrem com a falta de vagas nas creches públicas do RJ são os da Zona Oeste do Rio, informação divulgada através da Defensoria Pública. Para tentar intermediar a situação que os pais estão, a Defensoria Pública, com conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, realizou um mutirão de atendimento no sábado (11/02).
Também foi divulgado pela Defensoria Pública que, ao longo do mês de março, novos mutirões continuarão a ser realizados, aos sábados, a fim de contornar a situação que está ocorrendo no presente momento.