Duas das 10 melhores rodovias do país estão no RJ

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou os rankings das 10 melhores e piores rodovias do Brasil nesta quarta-feira (29), após analisar 11.502 km da malha rodoviária do país.

O estudo considerou diversos critérios, incluindo condições de pavimento, sinalização, visibilidade, acostamento, pontes, entre outros. Saiba mais informações!

Melhores rodovias do Brasil

Das dez melhores rodovias estaduais, três são administradas pelo poder público (duas de São Paulo e uma de Goiás), enquanto todas as dez piores rodovias avaliadas são públicas.

As melhores rodovias do Brasil são:

  • RJ-124 – RJ;
  • SP-270 – SP;
  • SP- 225 – SP;
  • BR-153 – TO;
  • SP- 463 – SP;
  • SP- 320 – SP;
  • BR- 080 – GO;
  • SP- 191 – SP;
  • BR- 364 – GO;
  • BR- 493 – RJ.

A RJ-124, que conecta Rio Bonito a São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, foi destacada como a melhor rodovia do Brasil. Em contrapartida, a AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara, ambas no Amazonas, foi classificada como a pior rodovia.

A CNT enfatiza que é uma prioridade solucionar os pontos críticos para aprimorar a qualidade das rodovias. Atualmente, 67,5% da malha rodoviária pavimentada no Brasil é considerada regular, ruim ou péssima. Para realizar a recuperação das rodovias, incluindo ações emergenciais como reconstrução, restauração e manutenção, são necessários aproximadamente R$ 94,12 bilhões.

Problemas em Rodovias

A pesquisa identificou 2.648 pontos críticos na malha rodoviária, incluindo quedas de barreira, pontes caídas, erosões na pista, buracos em unidades de coleta, pontes estreitas e outros pontos que afetam a fluidez da via.

A reconstrução de 628 km de rodovias com a superfície destruída, restauração de 39.357 km com trincas, buracos, ondulações e afundamentos, além da manutenção de 62.278 km de rodovias desgastadas são necessárias para a melhoria efetiva da infraestrutura rodoviária no país.

Imagem: evening_tao/Freepik